Seguidores

domingo, 28 de novembro de 2010

Primeiro Zênite Solar em Salvador 2010






Turma,

Vejam as belas imagens conseguidas em 28/10/2010 no bairro da Ondina, aqui em Salvador, Bahia. A data do Zênite na nossa capital é aproximadamente dia 27/10, mas como a nosssa latitude é determinada oficialmente pela prefeitura, que fica na Praça Municipal, vários minutos de graus mais a norte, ou cerca de 4,5 Km de distância, ainda no dia 28/10 pudemos aproveitar esses raros instantes. Lembrando que a Ondina é um dos pontos mais ao sul da nossa cidade.
Por volta das 11:21, quando ocorreu o meio dia local nessa data conseguimos demonstrar o momento exato que o sol passa por sobre as peças de alumínio da contenção do terraço! As peças tem apenas 2,5cm X 2,5cm.
Nas quatro primeiras imagens o momento do Zênite e nas duas últimas, respectivamente as 13:14 e 13:15 após a passagem do sol é possível perrceber o perfeito alinhamento leste/oeste do movimento do mesmo ao longo desse dia.
No vídeo disponibilizado em http://www.youtube.com/watch?v=9sbLaHQSmc4 podemos ver até as falhas deixadas pela serragem de uma das peças do alumínio, dada a incidência do sol exatamente sobre ela.
__________________________________________________________
No dia 02 de dezembro comemoramos o dia do Astrônomo. Em homenagem aos cientistas indico a todos a leitura de um site muito interessante que explica como Eratóstenes, que viveu entre 276 e 194 antes de Cristo, mediu a terra com uma matemática simples e com a observação dos movimentos do sol e das sombras na terra: www.zenite.nu/08/0208.php
Além de ter medido a terra, o trabalho comprovava que a terra era redonda. E quase queimaram Galileu na fogueira por afirmar sua teoria heliocêntrica por volta do ano de 1.633 da nossa era! A proibição da igreja só foi definitivamente retirada por João Paulo II em 1980...
Aqui tem a biografia de Galileu, Kepler e outros: http://astro.if.ufrgs.br/bib/bibkepler.htm
Deixo também um grande abraço para os amigos da AAAB - Associação dos Astrônomos Amadores da Bahia (http://astronomiabahia.wordpress.com/) e do Instituto de Física da UFBA (http://www.fis.ufba.br/).
__________________________________________________________

Algumas pessoas estão comentando que não estão entendendo a nossa proposta. Para ajudar a compreender, favor visitar a postagem mais antiga, chamada “Vamos aumentar o verão da Bahia?” do mês de abril de 2009, além dos comentários: (http://veraodabahia.blogspot.com/2009/04/vamos-aumentar-o-verao-da-bahia.html#comments). Outra boa dica é a postagem intitulada "Congresso de Educação do Sul da Bahia 02" onde nosso trabalho está disponibilizado no seguinte link: http://congressoilheus.com.br/event/cesb/site/embed/A%20Teoria%20do%20Z%C3%AAnite%20Solar%20%20corrigida%20atualizada%20em%2013%2007%20_7_.pdf
Entrem, opinem, visitem, sigam o Blog...

Abraços a todos!

Luiz Sampaio

7 comentários:

  1. Caro Luiz!
    Não é a primeira vez que você comenta que algumas pessoas não estão entendendo a proposta do seu trabalho. Quem sabe se você colocar o "n" que falta na palavra "entender" (postagem abril/09, 3º parágrafo)melhore o "entendimento" dos seus leitores? rs rs rs
    Desculpe, não resisti... mas realmente às vezes é necessário ter um dicionário ao lado para facilitar o entendimento dos seus textos...
    Parabéns!
    Amy

    ResponderExcluir
  2. Olá Amy,
    Muito obrigado pela observação! Fiz o devido concerto... Rs... Toda ajuda é bem-vinda, continue participando!
    Grato,
    Luiz Sampaio

    ResponderExcluir
  3. Olá Luiz.
    Este trabalho abala paradigmas que envolvem aspectos políticos e epistemológicos em diversas disciplinas.
    O conhecimento científico influencia o conhecimento escolar, ainda que em nível de graduação acadêmica.
    Desconstruir crençaS sobre as "datas oficiais" atribuídas ao início das estações climáticas é uma ação que também desconstruirá alguns séculos de reprodução de informações equivocadas, ou mantidas em equívoco.
    Penso que devemos unir esforços no sentido de promover revisões, em aplicações científicas e educacionais sobre estes conteúdos, assim como outros estudiosos já o fizeram, deste modo, redirecionarmos a discussão sobre educação para a promoção de emancipação POLÍTICA e COGNITIVA.

    ResponderExcluir
  4. Amy,
    Obrigado de novo! Fiz o conserto! KKKKKKK
    Estou afastado das minhas atividades musicais para fazer concertos! KKKKK
    Grato,
    Luiz Sampaio

    ResponderExcluir
  5. Olá Marcelo,
    É um prazer recepcionar o seu comentário aqui! Como você é um Pedagogo, certamente poderá contribuir fortemente para o nosso trabalho, uma vez que só possuo uma extensão em Metodologia do Ensino Superior de apenas 60 horas. Para aumentar a dificulldade de aceitação, não sou astrônomo nem físico ou geógrafo, e tem causado estranhamento em muitas pessoas quando digo que sou contador. Fique a vontade para contribuir no nosso texto, onde faço uma discussão com alguns dos pensamentos dos principais educadores, porém de forma rasa, dado o meu pouco conhecimento.
    Faremos uma Mesa Redonda no Instituto de Física da UFBA, onde reuniremos alguns físicos (que concordam e que discordam da necessidade de mudanças) e outros cientistas para debater o assunto e sua presença será bem vinda. Se tiver alguma dúvida com relação à proposta ou dados e fatos técnicos, fale comigo.
    Continue participando, um grande abraço!
    Luiz Sampaio

    ResponderExcluir
  6. Saudações, Luiz! Em astronomia, os amadores sempre são bem vindos! Feliz Dia do Astrônomo a todos!

    "O dia 2 de dezembro foi instituído no Rio de Janeiro como sendo o "dia do astrônomo" em homenagem ao Imperador Dom Pedro II, que fazia aniversário neste dia, e foi um grande incentivador da Astronomia. Existe também o dia internacional da Astronomia, comemorado internacionalmente em 8 de abril, a cada ano.

    Além disso, o ano de 2009 foi considerado "Ano Internacional da Astronomia", em homenagem ao fato de, 400 anos atrás, Galileo Galilei ter pela primeira vez apontado um telescópio para o céu e visto detalhes da Lua, Marte, Júpiter e Saturno, e ainda por cima ter descoberto que Júpiter também tinha satélites."

    http://entretenimento.br.msn.com/astrologia/artigo.aspx?cp-documentid=26579195

    Lore.

    ResponderExcluir
  7. bip! done !

    see ya, my friend...

    ps- AC DC FOREVER !!!!

    ResponderExcluir