Seguidores

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Zênite Solar em Salvador








Amigos,

Disponibilizo aqui algumas imagens muito interessantes em fotos e no vídeo que pode ser acessado no seguinte link: http://www.youtube.com/watch?v=aUOsx7GFSKA ou diretamente no You Tube digitando "Zênite Solar em Salvador" na pesquisa, para mostrar a passagem do sol sobre salvador, no período de 23/10 a 02/11, sempre por volta do meio dia, quando ficamos praticamente sem sombra, aqui na cidade.
Observem que a vareta utilizada é torta na sua parte superior. Na imagem com a sobreposição da sombra em azul, pegamos a vareta completa, desde a sua parte superior e mesmo assim a inclinação apresentada é de cerca de três graus, somente. Na foto com a sombra vermelha foi levada em consideração a parte reta da vareta, e a inclinação é ainda muito menor. Interessante, também observarmos o pombo ciscando sobre a própria sombra, além do botijão de gás perfeitamente sobre sua sombra redonda, também.
Segundo os cálculos da base de dados do programa simulador da posição do sol, a ocorrência do Zênite Solar em Salvador se dá por volta do dia 27/10.
Como não dispomos de instrumentos de precisão astronômica, além de fotografar e filmar em locais possivelmente desnivelados, não conseguimos mostrar com exatidão o momento preciso, além de ter que considerar algumas coisas: Utilizamos o horário de Brasília, que fica distante cerca de dez graus de longitude Oeste da nossa capital, o que causa distorções em relação ao horário, pois ao meio dia exato de lá o sol já passou por aqui no sentido leste oeste; O Analema do sol (ver no nosso programa simulador) que descreve a sua trajetória em forma de um oito e não em linha reta, o que causa imprecisão quanto ao momento exato do sol a pino sobre a cidade; A latitude oficial da cidade é marcada pela localização exata da Prefeitura que fica 2’ e 30’’ de graus de latitude norte acima do bairro da Barra; A própria extensão territorial da cidade. É possível que o sol estivesse incidindo alguns minutos e segundos de graus mais para norte do que a localidade onde estávamos, o Farol e a Av. Oceânica, na Barra; É possível que o sol atinja a latitude de Salvador (12º 58' 13.38'') quando ainda esteja incidindo no oriente ou Africa.
Segundo a nossa proposta, deveria ser a partir desse período, pelo menos, ou até desde um mês e meio antes, (da passagem do sol sobre Salvador, ou Zênite Solar, ou ainda "Sol a Pino") que deveria ser considerado o início do verão em Salvador. Mesmo sem precisão cirúrgica, pudemos demonstrar o sol sobre Salvador!
Entrem, opinem, visitem, sigam o Blog...
Existem diversas fotos profissionais no Google Earth, feitas no local, e duas delas podem ser acessadas pelos seguintes links: http://www.panoramio.com/photo/8261106 ou http://www.panoramio.com/photo/9354602
Para quem quiser navegar pelo programa Google Earth, nossa posição exata era 13º 00'' 36.53' de latitude sul e 38º 31'' 55.18' de longitude oeste.

Abraços a todos!

Luiz Sampaio

4 comentários:

  1. Pra quem gosta de praia e só vai no verão, imagine que maravilha. Começaria em outubro!!!

    ResponderExcluir
  2. Sim... eu CONFERI!

    E nem virei cinza...

    Meu caro Mago Athayde, parabéns pelo revolucionário trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Como achar dados para saber os dias do zênite solar? Estou em Belo Horizonte.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Olá Nicolas,
    Você pode ir na postagem intitulada "Veja Aqui Quando o Sol Incide Sobre sua Cidade" e baixar o programa disponibilizado "posicionamento sol completo.exe". Quando a página contendo o arquivo escolhido abre é preciso clicar em: Click here to start download... Quando a caixa de diálogo abrir com as opções: Executar, Salvar ou Cancelar, clique em Salvar, escolha o diretório (Por exemplo, Meus Documentos) e pronto. Depois va na pasta onde o programa foi salvo e dê dois cliques para que ele abra, virá uma caixa com as opções "executar" e "cancelar", escolha "executar" e estará aberto. Coloque a latitude da cidade desejada e veja as animações. Se não souber a latitude, no programa tem um botão "My Geoposition" que abre um site que fornece a latitude e longitude de qualquer localidade em base decimal e saxagesimal. Digite a latitude em base decimal e escolha os outros controles. O boneco do centro do globo passa a ser um observador do sol na cidade que foi digitada. Para sair do programa utilize a tecla "Esc" e assim os botões de minimizar, maximizar e fechar aparecem. Como está em flash, pode clicar em tudo a vontade para testar todos os comandos.
    Dicas: Clicando em dia a dia o relógio se fixará no meio dia, e assim é mais interessante para observar.
    Se quiser observar com a sucessão das horas, aí você escolhe a opção continuamente.
    Clicando em mostrar meses, você poderá observar a sucessão de datas no próprio globo.
    Clicando em mostrar analema você verá a trajetória do sol.
    Se ainda tiver dúvidas, não hesite em entrar em contato.
    Abraço e divirta-se com o programa!
    Luiz Sampaio Athayde Junior

    ResponderExcluir